Portal do Electrodom�stico
Pesquisar no Portal

Newsletter

Inscreva-se!


 

 

  
Confirmar

Nós valorizamos a sua privacidade. Nós nunca iremos alugar, vender, ou usar o endereço de email para outra coisa senão os serviços que você pedir especificamente.


AdSense Texto - 300x600


 

 

Electrodomésticos com defeito: como reclamar   

 

 

Bens móveis como electrodomésticos têm uma garantia de dois anos. Saiba como reclamar em caso de avaria dos electrodomésticos nesse período.

Se um dos seus electrodomésticos tem uma avaria ou problema deve reclamar. Durante o período de garantia de dois anos dos electrodomésticos, pode escolher umas destas opções previstas na garantia: reparação ou substituição dos electrodomésticos, redução do preço ou devolução do dinheiro pelo vendedor. Mas, para tal, conserve as facturas, os recibos e a garantia dos electrodomésticos durante, pelo menos, dois anos. Tem dois meses a contar da data em que detectou o problema num dos electrodomésticos para reclamar.
 

Quando não pode reclamar dos electrodomésticos...
Caso tivesse reparado no defeito de um dos electrodomésticos que adquiriu, por ser evidente e, mesmo assim, comprasse o produto, não poderia reclamar mais tarde, apesar da garantia. Seria preferível desistir da compra, a menos que tivesse um bom desconto ou o vendedor acrescentasse na factura uma cláusula, comprometendo-se a reparar o dano desses electrodomésticos. Também não pode reclamar se causar o defeito devido, por exemplo, a má utilização dos electrodomésticos.

Se não conseguir resolver o problema com os electrodomésticos pelo diálogo deve reclamar por escrito com carta registada e com aviso de recepção. Na carta, exija rapidez: um prazo de 10 dias úteis é suficiente para obter uma resposta quanto à garantia dos electrodomésticos. Por vezes, é mais fácil exigir a resolução do problema junto do fabricante ou representante dos electrodomésticos do que ao vendedor, pois aqueles não estão interessados em má publicidade.
 
Caso enfrente sérios obstáculos, ao reclamar, para activar a garantia dos electrodomésticos, antes dos tribunais, recorra à mediação da DECO dos centros de arbitragem de conflitos de consumo ou dos julgados de paz.
 
Reparações de electrodomésticos mal feitas

As regras aplicam-se a qualquer reparação , seja de electrodomésticos, seja de outros aparelhos, como computadores. Saiba como proceder para não ser enganado:
  • antes de entregar o computador, se possível, elimine do disco os ficheiros confidenciais ou de natureza pessoal;
     
  • antes de mandar reparar um dos seus electrodomésticos, peça um orçamento e pergunte se este será cobrado, caso decida não avançar com a reparação.
     
  • avise o técnico de que qualquer reparação nos electrodomésticos ou alterações no orçamento não previstas devem ser comunicadas antes;
     
  • exija um comprovativo de depósito do aparelho;
     
  • no levantamento e antes de pagar, verifique na presença do técnico se existe algum problema;
     
  • peça sempre uma factura discriminada. Quando solicitada, os reparadores são obrigados a passá-la.
 

 


Siga-nos


Banner Adsense 728 x 90


Privacy Statement  |  Terms Of Use
Copyright 2009 by Portal do Electrodoméstico