Portal do Electrodom�stico
Pesquisar no Portal

Newsletter

Inscreva-se!


 

 

  
Confirmar

Nós valorizamos a sua privacidade. Nós nunca iremos alugar, vender, ou usar o endereço de email para outra coisa senão os serviços que você pedir especificamente.


AdSense Texto - 300x600


Siga-nos


 

Poupar luz, a iluminação certa

É tudo uma questão de ter a luz certa, no local certo e no momento certo – nem mais nem menos.

A luz certa


Poucas pessoas sabem que a iluminação deficiente é globalmente prejudicial, incluindo os custos de consumo de electricidade a ela associados. A maioria das casas de habitação pode reduzir o consumo de electricidade para iluminação entre 15 a 20%, sem prejuízo de usufruir dos benefícios de uma luz de melhor qualidade.  

Escolha as lâmpadas e fontes de luz adequadas.

Não existe uma solução única para iluminar a sua casa. As modernas tecnologias de iluminação, oferecem muitas soluções que podem constituir alternativas interessantes. No entanto, há um conjunto de factores a ter em conta:

- Preveja o seu tempo de utilização para saber se poderá beneficiar das vantagens de uma opção por lâmpadas de baixo consumo. Existe uma grande diferença entre a iluminação geral de uma sala e a específica destinada à mesa da cozinha, ao computador, às escadas, à sala de estar, ou para uma festa. Tenha também em atenção que a necessidade de uma boa iluminação aumenta com a idade dos seus utilizadores.

- Procure a combinação adequada de luz que se traduz na conjugação de diferentes tipos de lâmpadas. Isto, permitirá criar várias "zonas de iluminação" com um efeito muito agradável.

- Escolha as luminárias1 e as lâmpadas de forma cuidadosa. Tenha em consideração o local onde pretende instalar as luminárias e se a conjugação destas com as respectivas lâmpadas proporcionam luz suficiente sem provocarem encandeamento.

Descarregue informação permenorizada em "A luz certa em sua casa" com as melhores práticas no consumo de energia na iluminação doméstica. Este folheto contou com a coordenação da Direcção Geral de Energia e Geologia e da Agencia para a Energia - ADENE e foi elaborada no âmbito do Programa ENERLIN do Intelligent Energy Europe da  Comissão Europeia, contanto com a participação de várias entidades europeias e nacionais, com destaque para a ENEA, ELFOR, Elsparefonden, TDEST, e as entidades nacionais AGEFE e CPI.

Cotesia:  www.adene.pt

 

 


 

  

Conselhos sobre iluminação

Alguns conselhos sobre como comprar e poupar na iluminação:

 


  • Nas divisões com envidraçados, aproveite ao máximo a luz natural para evitar ter de recorrer tanto à iluminação artificial: não só é gratuita como mais amiga do ambiente.
  • Manuseie as lâmpadas sempre pelo casquilho, pois ao tocar no bolbo (ou tubos) acaba por deixar resíduos que com o calor escurecem, fazendo com que se perca alguma emissão de luz.
  • Não utilize lâmpadas com potência excessiva. Seleccione iluminação adequada às necessidades do local e ao tipo de utilização pretendida.
  • Uma lâmpada de 100 W consome o mesmo que quatro de 25 W, mas emite quase o dobro da luz. Por isso, num candeeiro com vários casquilhos, coloque apenas uma lâmpada (ou duas) de maior potência, deixando lâmpadas fundidas nos restantes casquilhos - é mais seguro, e esteticamente mais agradável.
  • Na compra de um candeeiro, é importante escolher um que não tenha muitos obstáculos à passagem da luz, pois estes obrigam ao uso de lâmpadas de maior potência, aumentando o consumo de energia.
  • Não deixe as luzes ligadas quando não forem necessárias.
  • Instale detectores de presença que desligam as luzes assim que as divisões são desocupadas.
  • Mantenha as lâmpadas e os globos ou protectores de lâmpadas bem limpos para que a energia gasta seja aproveitada na totalidade. Lâmpadas limpas gastam menos energia.
  • Se pensa que a lâmpada está fraca e precisa de ser substituída, experimente primeiro limpá-la. O pó que se acumula nas lâmpadas reduz a luz que estas emitem, dando a ideia de que já não estão a funcionar devidamente.
  • Utilize cores claras no interior da sua casa para que a luz natural e artificial seja mais facilmente reflectida

 

Cortesia: Quercus – Ecocasa - http://www.ecocasa.pt/energia_content.php?id=3

 


Banner Adsense 728 x 90


Privacy Statement  |  Terms Of Use
Copyright 2009 by Portal do Electrodoméstico