Pesquisar no Portal


Newsletter

Inscreva-se!


 

 

  
Confirmar

Nós valorizamos a sua privacidade. Nós nunca iremos alugar, vender, ou usar o endereço de email para outra coisa senão os serviços que você pedir especificamente.



 

 

Instalação de ar condicionado: modelos que poupam energia

 

Na instalação de ar condicionado, prefira modelos do tipo Inverter: embora mais caros do que os convencionais, ganham na eficiência e permitem poupar energia.

Se pretende fazer a instalação de ar condicionado em sua casa saiba que existem dois tipos principais de equipamentos. Os split que, geralmente, são modelos convencionais: ligam-se e desligam-se, consomem mais energia e causam grandes flutuações de temperatura. Na instalação de ar condicionado, pode também optar pelos modelos Inverter. São mais eficientes e económicos, em termos de energia, pois regulam a potência de acordo com a temperatura desejada.

 
Instalação de ar condicionado à medida

Na instalação de ar condicionado, pode escolher um monobloco convencional. Estes aparelhos são compostos por uma só unidade, geralmente de dimensão inferior. Consomem mais energia do que os split. A maioria apenas arrefece a temperatura e não é muito silenciosa. A unidade portátil convencional é uma instalação de ar condicionado semelhante a um aparelho monobloco convencional, mas “portátil”. Estes modelos ficam ligados ao exterior da casa através de um tubo (semelhante aos das máquinas de secar roupa). A maioria apenas arrefece a temperatura. A colocação do tubo exige uma abertura na parede ou janela. Em alternativa, tem de deixar uma janela entreaberta, o que prejudica a eficácia, na temperatura e consumo de energia.
 
A instalação de ar condicionado de tipo split é formada por uma unidade interior e outra exterior. Os multi-split contêm uma unidade para colocar no exterior e entre duas a quatro para o interior. Permite regular a temperatura em diferentes divisões com apenas uma unidade exterior. A instalação de ar condicionado de tipo Inverter evita grandes flutuações de temperatura e modera o consumo de energia. Estes aparelhos são mais eficazes, económicos e conferem maior conforto, apesar de mais caros (entre 500 e 1.300 euros).
 
Instalação de ar condicionado: o que deve saber

Antes da instalação de ar condicionado, verifique o espaço disponível para as unidades interior e exterior e a distância entre as mesmas. Quanto mais curta for, mais eficaz será o funcionamento.
 
Limpe os filtros da instalação de ar condicionado em cada duas semanas, para não comprometer o desempenho do aparelho na temperatura. Peça a um profissional que verifique uma vez por ano o líquido e o tubo de refrigeração.
 
Escolha uma instalação de ar condicionado com a potência adequada para a sua casa. Entre dois aparelhos com a mesma potência, compare o índice de eficiência energética: quanto mais elevado, melhor, pois consome menos energia.

 
Prefira aparelhos que funcionam com o gás refrigerante R410A, pois são mais eficientes no consumo de energia.
 
Feche portas e janelas, corra os estores quando o sol bate, regule a temperatura (22ºC no inverno e 25ºC no verão) ou desligue o aparelho quando não estiver ninguém em casa para poupar energia.
 



 

 
 

Aluguer de insuflaveis, festa de aniversário infantil, brinquedos, artigos para festas e brinquedos para bebe.

Dúvidas? Consulte o Forum



Siga-nos



Privacy Statement  |  Terms Of Use
Copyright 2009 by Portal do Electrodoméstico