Pesquisar no Portal


Newsletter

Inscreva-se!


 

 

  
Confirmar

Nós valorizamos a sua privacidade. Nós nunca iremos alugar, vender, ou usar o endereço de email para outra coisa senão os serviços que você pedir especificamente.



 

 

Conselhos para poupar no aquecimento de águas

 

Aquecimento de águas

Se tiver possibilidades pode sempre optar por sistemas de aquecimento de águas a partir de painéis solares. Esta é uma tecnologia já bastante desenvolvida, sendo que a certificação das empresas instaladoras garante a qualidade dos aparelhos e das instalações. Atualmente, este tipo de aparelhos tem uma garantia mínima de 6 anos, embora algumas empresas estendam este prazo até 15 anos.

 

Esquentador

A poupança de energia na utilização do esquentador começa no local de instalação. Assim, a localização do aparelho deve ser próxima dos espaços que precisam de água quente. Esta é uma forma de reduzir as perdas de calor que se verificam muitas vezes no transporte da água quente quando tem que percorrer grandes distâncias. Isolar os tubos de água quente com material próprio também reduz as perdas de calor ao longo da tubagem.

Para fazer uma utilização mais eficiente do esquentador, deve-se regular a chama de forma a ter a água à temperatura desejada. Isto evitará situações de sobreaquecimento, que levam a um consumo de energia superior ao necessário e também à necessidade de compensação com água fria.

A chama piloto também consome. Por isso desligue o esquentador sempre que este não é mais necessário. A opção por esquentadores com sistemas de ignição automáticos sem chama piloto, que se ligam quando se abre a torneira e se desligam quando esta é fechada, é uma boa forma de anular estes gastos.
 
Caldeira
O local de instalação deve ser a primeira preocupação quando se opta por uma caldeira. Assim, a sua localização deve ser próxima dos espaços que precisam de água quente. Esta é uma forma de reduzir as perdas de calor que se verificam muitas vezes no transporte da água quente quando tem que percorrer grandes distâncias. Isolar os tubos de água quente com material próprio também reduz as perdas de calor ao longo da tubagem.

Para fazer uma utilização mais eficiente da caldeira, esta deve ser regulada de forma a ter a água à temperatura desejada. Isto evitará situações de sobreaquecimento, que levam a um consumo de energia superior ao necessário e também à necessidade de compensação com água fria.
 
Termoacumulador

Para quem escolha um termoacumulador, também aqui a sua localização será determinante para uma maior ou menor poupança de energia na utilização. Como tal, quanto mais perto estiver dos espaços que precisam de água quente, melhor. Isto porque estará a reduzir as perdas de calor que muitas vezes ocorrem no transporte da água quente quando esta tem que percorrer grandes distâncias. Isolar os tubos de água quente com material próprio também reduz as perdas de calor ao longo tubagem.

Reduzir as perdas de calor é também possível isolando bem o reservatório do termoacumulador.

O termoacumulador não deve estar regulado para uma temperatura muito alta, de modo a evitar um consumo de energia superior ao necessário para ter água quente. Por outro lado, também não deve ser muito baixa, para não se criar um ambiente propício à proliferação de microorganismos. Desta forma consegue-se a temperatura da água desejada, evitando situações de sobreaquecimento, que levam a um consumo de energia superior ao necessário e também à necessidade de compensação com água fria.

Uma vez que o termoacumulador tem que ser ligado algum tempo antes de ser utilizado para aquecer a água, em muitas habitações acaba por ficar ligado 24 horas por dia. A solução é instalar um temporizador para aquecer a água apenas quando é necessário, evitando que o equipamento esteja sempre a consumir energia para manter água quente quando não se justifica.

A manutenção do equipamento também é fundamental para o seu bom funcionamento. Assim, de três em três meses deve ser drenado 1/4 da água do termoacumulador, a partir da válvula na parte inferior do depósito, para prevenir o aumento da sedimentação de materiais.

 
Conheça aqui onde pode comprar o seu esquentador, caldeira ou termoacumulador
 
Cortesia: Quercus – Ecocasa - http://www.ecocasa.pt/energia_content.php?id=7

 


  

 

 
 

Aluguer de insuflaveis, festa de aniversário infantil, brinquedos, artigos para festas e brinquedos para bebe.

Dúvidas? Consulte o Forum



Siga-nos



Privacy Statement  |  Terms Of Use
Copyright 2009 by Portal do Electrodoméstico