Pesquisar no Portal


Newsletter

Inscreva-se!


 

 

  
Confirmar

Nós valorizamos a sua privacidade. Nós nunca iremos alugar, vender, ou usar o endereço de email para outra coisa senão os serviços que você pedir especificamente.



Fogão, como escolher?

- Que utilização vai dar ao fogão?

- Que tipo de fogão comprar?

- Como o instalar?

- Como poupar?

 

 

O que devo saber antes de comprar um fogão?

Sabia que é é obrigatório que, a partir de 1 de Janeiro de 2015, todos os fogões, fornos e exaustores colocados no mercado europeu, tenham a respectiva etiqueta energética e a mesma disponibilizada em versão electrónica na internet, estabelecido no Regulamento (UE) nº 65/2014; È também obrigatório, a partir de 20 de Fevereiro de 2015, que todos os fornos, placas e exaustores colocados no mercado europeu, tenham que obedecer aos requisitos de eco-design, estabelecido no Regulamento (UE) nº 66/2014.

Tipo de energia utilizado: Existem no mercado vários modelos de fogões que podem ser a gás, mistos (gás e elétricos) e elétricos. Cada modelo tem a sua particularidade e vantagens.

Nos modelos a gás (ou mistos), deverá ter em atenção o tipo de gás a que se destinam. No mercado, existem modelos para gás natural, gás butano e gás propano. Informe-se junto do seu fornecedor.

Os fogões podem ser muito variados:

  • Fogões com mesa de trabalho (focos) a gás e forno elétrico;

  • Fogões com focos a gás, forno a gás e grill elétrico;

  • Fogões com 3 focos a gás e 1 elétrico e forno elétrico;

  • Fogões totalmente a gás (com e sem grill);

  • Fogões totalmente elétricos.
     

Medidas: Existem medidas muito diversificadas no mercado. Podemos ter fogões de 50x50 cm (largura e profundidade), 52x56 cm, 50x60 cm, 60x60 cm, 88x60 cm (geralmente com área para a botija), 90x60 cm (também chamados de semi-industriais). Antes de comprar, veja quais as dimensões que precisa.

Deverá também ter em conta a área de trabalho (parte superior) onde se situam os focos e o volume do forno. Veja se a área é suficiente. Um exemplo é pensar quantos utensílios pode utilizar em simultâneo (dimensão dos focos). Veja também, quanto aos assados, de quanto espaço precisa (considere o maior recipiente que pode utilizar).


Material do fogão:
A maioria dos fogões é esmaltada (branco, castanho ou outra cor) ou de aço inoxidável. Existem também modelos que combinam os dois materiais. Em relação à resistência dos materiais, a mesma depende da utilização. Se não usar, na sua limpeza, materiais muito abrasivos, ambos podem durar bastante tempo.

Tipos de focos: Alguns modelos de fogões apresentam inovações interessantes quanto aos tipos de focos disponibilizados. Focos de dupla coroa (chama concêntrica), tripla coroa, tipo peixeira, etc., podem ser de grande utilidade.
Queima de alta eficiência: a eficiência dos queimadores é medida pela performance da combustão que mede a quantidade de gás consumida e a quantidade de gás perdida no processo, quanto maior a eficiência, menor a perda de energia e maior a rentabilidade. Existem queimadores de alta eficiência que permitem obter 14% mais rentabilidade do que os queimadores tradicionais

Que tipo de grelha é a mais adequada às suas necessidades?

Quais as vantagens de um forno com funções de ar quente?
A turbina reparte uniformemente o calor que chega desde as resistências inferior e superior ou desde uma resistência circular. Esta função permite uma cozedura simultânea em vários níveis, sem misturar odores nem sabores, especialmente adequado para pastelaria e também para carne e peixe.
Cortesia: Bosch


Tipo de limpeza do forno

 Limpeza catalítica ou pirolítica, qual a diferença? 
- Esmaltes de fácil limpeza –Trata-se de um esmalte especial, com menos porosidade e vitrificado, que evita que a gordura se entranhe nas paredes do forno. Nestes casos, a sua limpeza é em muito facilitada.


Sistemas de segurança

  • Corte de segurança de gás – Sistema de segurança muito útil, já que, se por acaso, a chama se apagar, este sistema corta imediatamente a saída de gás. Este sistema também atua no caso da manipulação acidental do comando.

  • Indicadores de calor residual – Apenas para os fogões elétricos. Este sistema indica que o vidro/foco está quente e há perigo de queimaduras.


Acessórios:

Tenha especial atenção aos acessórios que acompanham o forno. Existem modelos que oferecem acessórios muito úteis, como grelhas cromadas para o forno, tabuleiros de diferentes profundidades, assadeiras, espetos rotativos, etc. Compare os modelos.
Quanto à mesa de trabalho, veja de que material é feita a tampa do fogão. Se for de vidro, apesar de ser mais estética, deverá ter cuidado para não a fechar se os focos (grelhas) estiverem quentes.

Cuidados a ter na instalação de um forno de encastrar:
Na hora de instalar um forno é importante ter em conta a altura do utilizador e o sistema de abertura que melhor se adequa a cada utilizador. No caso de instalar o forno por baixo de uma bancada de indução, há que deixar uma distância miníma de 2 cm em relação à parede, para que recircule o ar que refrigera a placa. Instalar um forno junto a um aparelho de frio não é muito recomendável já que a quantidade de calor produzida pelo forno reduz a eficiência do aparelho de frio, fazendo com que este consuma mais.
Cortesia: Balay


 Como poupar com o seu fogão? Como poupar com o seu forno?
  Receitas deliciosas confecionadas no forno

Onde comprar o seu fogão? Veja aqui qual o especialista mais próximo

O fogão avariou? Veja aqui onde repará-lo


  

 

 
 

Aluguer de insuflaveis, festa de aniversário infantil, brinquedos, artigos para festas e brinquedos para bebe.

Dúvidas? Consulte o Forum



Siga-nos



Privacy Statement  |  Terms Of Use
Copyright 2009 by Portal do Electrodoméstico