Pesquisar no Portal


Newsletter

Inscreva-se!


 

 

  
Confirmar

Nós valorizamos a sua privacidade. Nós nunca iremos alugar, vender, ou usar o endereço de email para outra coisa senão os serviços que você pedir especificamente.



 

Quais os vários tipos e modelos de frigoríficos?

 

Existe uma enorme variedade de aparelhos e caraterísticas que podem adequar-se melhor às necessidades da sua família. Para tal, antes de comprar, convém tomar atenção a:
 

Tipo de Aparelho

Frigorífico – A principal caraterística deste aparelho é que o congelador situa-se na parte superior do aparelho e a zona da refrigeração na parte de baixo. Existem modelos de diferentes alturas e larguras. Geralmente só tem um motocompressor (motor) e a sua grande vantagem é que a zona do congelador não está limitada por gavetas, dando melhor arrumação a peças de volume considerável;

Combinado– Aparelho de frio em que a principal caraterística é ter o congelador situado na zona inferior (como se trata da zona menos utilizada do aparelho oferece maior comodidade) e a zona do refrigerador na parte superior. Existem também diferentes larguras e alturas e podem ter um ou dois motocompressores (motor). Existem também no mercado combinados de três zonas, em que a terceira funciona como zona de refrigerados (câmara de 0ºC).
Frigorífico de uma porta
– Trata-se de um refrigerador que pode ou não ter, no seu interior, uma zona de congelação entre duas e quatro estrelas. Estão também incluídos nesta categoria os frigoríficos chamados de mini-bar.

Side by Side europeu – Trata-se da combinação de um frigorífico de uma porta (refrigerador) e de um congelador. Geralmente, as marcas têm um acessório de união (kit/friso de união). Esta solução é aconselhada para famílias numerosas.

Side by Side americano – Trata-se de um aparelho único que combina, lado a lado, uma zona de refrigeração e outra de congelação. As suas dimensões fazem que este aparelho seja uma solução interessante para famílias numerosas. Estes aparelhos também podem oferecer opções como água canalizada refrigerada, gelo picado, gelo em cubos, etc. Devido às suas grandes dimensões, aconselhamos que se informe sobre as condições de entrega já que, muitas vezes, as nossas habitações não estão preparadas para a entrega destes aparelhos (escadas e elevadores). Recordamos também que, se optar por um aparelho com a opção de água refrigerada, este terá de ser ligado à rede de água canalizada.

Congelador vertical – Aparelho de congelação de uma porta. Devido à sua configuração, é um aparelho ideal para apartamentos e pode ser combinado com um frigorífico de uma porta. Geralmente, a arrumação está delimitada por gavetas ou prateleiras.

Congelador horizontal – Também chamado de arca congeladora, trata-se de um aparelho de congelação em que a grande vantagem é a sua volumetria, contudo oferece o inconveniente de que a sua arrumação nem sempre é a mais facilitada. O mercado oferece uma enorme variedade de larguras, o que facilita a sua instalação. A sua altura é de  85 cm, mas convém recordar que a abertura da porta é na vertical.

Sistema de frio: existem atualmente duas tecnologias de frio

Frio estático – São aparelhos em que o frio é feito pela passagem do gás por um condensador e evaporador. De modo simplificado, a passagem do gás arrefece as paredes do aparelho (geralmente a parede do fundo) e estas, por sua vez, o ar dentro do aparelho e, por fim, este arrefece os alimentos. É um pouco mais lento a atingir as temperaturas, mas conserva melhor entre as aberturas de porta e falhas de energia. Geralmente, está associado à criação de uma película de gelo no congelador (ou mesmo gelo), daí aconselhar-se a sua descongelação duas vezes por ano. O aparecimento de zonas anómalas de gelo (em especial no congelador) pode indiciar um mal funcionamento.

Podemos encontrar nestes aparelhos funções como o frio dinâmico ou ventilado. Trata-se de uma inovação dos aparelhos de frio estático em que, graças a uma ventoinha, assegura-se a melhor repartição do frio pelo aparelho, maior rapidez na refrigeração ou congelação e evita-se a formação de condensações ou zonas anómalas de frio (homogeneidade da temperatura).

Frio No Frost – Também chamado frio ativo. Trata-se do frio mais rápido do mercado. De modo simplificado, o ar é arrefecido (congelado) e, por orifícios próprios, é dirigido para o interior do aparelho arrefecendo (ou congelando) diretamente os alimentos. A sua grande vantagem é a rapidez e recuperação da temperatura. Contudo, esta tecnologia consome um pouco mais do que anterior.

Etiqueta de energia

Na etiqueta energética do aparelho, poderá obter informações úteis sobre o aparelho. Contudo, relembramos que estes valores são indicadores e não a realidade, pois o consumo depende da utilização do aparelho.
A maioria dos aparelhos do mercado situa-se entre as letras A e E, sendo a mais eficaz a letra A. Todavia, já existem no mercado aparelhos de classificação energética A+ e A++.

Consumo anual - Este indicador poderá dar-lhe uma ideia do consumo diário ou mensal do aparelho. Todavia, alerta-se a que faça comparações entre aparelhos semelhantes (com iguais dimensões e tecnologias).

Volume de congelação e refrigeração – Indicam-lhe o volume útil da zona do refrigerador ou congelador (ideal para comparações entre aparelhos).

Nível de ruído – Como o frigorífico é um aparelho de funcionamento contínuo, aconselhamos alguma atenção a este indicador em especial se a sua localização futura for perto dos quartos. Contudo, os aparelhos com menos de 42 decibéis são considerados silenciosos.

Número de estrelas - Este indicador permite-lhe comprovar se o aparelho está preparado para congelar alimentos frescos ou apenas para conservar alimentos congelados. Verifique se o aparelho tem:

-6ºC: Conserva produtos congelados por uma semana
-12ºC: Conserva produtos congelados por um mês
-18ºC: Conserva produtos congelados por 12 meses
-18ºC a -24ºC: Congela e mantém os alimentos frescos até 12 meses

Outras informações úteis

Autonomia - Indica-lhe o número de horas que o aparelho mantém os alimentos em condições em caso de falha de energia ou avaria.

Poder de congelação - Indica-lhe o número de quilos de alimentos frescos que o aparelho consegue congelar num prazo de 24 horas (prazo recomendado).

Classe climática - Tipo de clima para o qual o aparelho está preparado para funcionar. Este dado pode ser útil, já que os aparelhos não são tão eficientes se as temperaturas externas ultrapassam estes limites (temperaturas interiores). Desta forma temos:
SN: 10 - 32 °C
N: 16 - 32 °C
ST (sub-tropical): 18 - 38 °C
T (tropical): 18 - 43 °C

Função Férias - Função presente em alguns aparelhos que, mantendo o congelador em funcionamento, desliga a zona do refrigerador, arejando-o de forma a evitar os maus cheiros e formação de bactérias.

Super refrigeração e Super congelação – Função presente em alguns modelos que acelera o funcionamento (do congelador ou do refrigerador) de forma a atingir a temperatura programada mais rapidamente. Ideal para a congelação ou arrefecimento de grandes quantidades de alimentos.

 

Acessórios

Os diferentes fabricantes colocam à disposição (consoante os modelos) inúmeros acessórios e funcionalidades muito úteis no dia-a-dia. Temos, como alguns exemplos, as grelhas garrafeiras, prateleiras para latas de refrigerante, zonas e recipientes para cubos de gelo, recipientes para conservação de alimentos no refrigerador, retentores de garrafas de refrigerante de dois litros, etc. Veja os acessórios e funcionalidades e escolha as de maior utilidade.


  

 

 
 

Aluguer de insuflaveis, festa de aniversário infantil, brinquedos, artigos para festas e brinquedos para bebe.

Dúvidas? Consulte o Forum



Siga-nos



Privacy Statement  |  Terms Of Use
Copyright 2009 by Portal do Electrodoméstico