Espaço patrocinado por:

Aspirador, como escolher?

Aspirador com saco



Com crianças, cães e gatos, é difícil capturar todo o pó! Ganhe em eficácia e rapidez graças a um aspirador com saco!

Profissional da higiene, o aspirador com saco é particularmente aconselhado para as pessoas alérgicas ou sensíveis ao pó, pois basta deitar o saco ao lixo. Assim, não entra em contato com o pó. Para que o chão fique impecável, a qualidade do saco é tão importante quanto os filtros. Opte pelos sacos sintéticos e não pelos de papel: é ecológico e económico! Sendo laváveis, estes sacos não se entopem e o ar circula melhor.

Também é aconselhado substituir o saco sempre que está dois terços cheio. O indicador luminoso ou a perda de aspiração indicar-lhe-ão quando deverá substituí-lo.

Dotado de uma potência entre 800 e mais de 2000 watts, o aspirador com saco limpa eficazmente o pó das alcatifas e tapetes, pois possui um elevado débito de ar. Além disso, potência não significa obrigatoriamente ruído. O aspirador com saco costuma ter um isolamento acústico ou uma posição “silêncio” que diminui o ruído do aspirador para 71 dB. O nível sonoro médio situa-se entre 76 e 80 dB, tendo em conta que uma redução de 3 dB permite a um aspirador fazer metade do ruído.

Perfeito para o seu conforto, um aspirador com menos de 70 dB pode ser utilizado enquanto os seus filhos vêem a TV ou até durante a sesta do bebé!



Aspirador sem saco



Estético e muito prático, o aspirador sem saco possui um reservatório em vez do saco: é tão rápido aspirar como esvaziá-lo! Faça-o regularmente para manter uma potência elevada de aspiração.

Outro elemento importante para uma limpeza perfeita do seu chão é o filtro. Ele é essencial num aspirador sem saco, pois o pó gira no reservatório e não fica armazenado num saco. Opte por um filtro lavável. Quanto à norma, é importante, sobretudo, para as pessoas asmáticas e alérgicas: com um filtro certificado HEPA, 99,97% do pó e alergénios são capturados e o ar fica puro.

O botão eletrónico de variação da potência, situado na pega, permite maior conforto de utilização.

Para otimizar a potência do seu aspirador, dê especial atenção à escova e à cabeça de aspiração. Os filamentos da escova deverão ser laterais e as ranhuras da cabeça estreitas para manter uma boa potência de aspiração. Se não sabe como livrar-se dos pêlos do gato ou do cão, existem aspiradores com escovas especiais. Turbo ou com motor independente, a escova limpa o chão em profundidade para uma maior eficácia.



Aspirador Robot



Aspirar é uma tarefa árdua para si? Sendo um verdadeiro aspirador inteligente, o aspirador robot limpa o chão com toda a autonomia! Longe de ser um brinquedo, o aspirador robot é cada vez mais utilizado. Com a forma de disco, o aspirador robot limpa o chão em contínuo e adapta-se à sua casa graças aos seus diversos sensores: até abranda quando se aproxima de um objeto para não fazê-lo cair! O seu tamanho permite-lhe passar por baixo dos móveis e deslocar-se facilmente sem danificar os seus tapetes.

Alguns até são capazes de detetar os locais mais sujos para ajustar a limpeza e deixar o chão impecável. Também pode delimitar um raio de ação e o aspirador robot só limpará a zona desejada.

Simples e prático, o aspirador robot não possui saco e oferece uma autonomia de cerca de 60 m² para 3 a 5h de carga. Nesse aspeco, também não precisa de si, pois assim que a bateria ficar sem carga, ele regressa sozinho à sua base para ser recarregado.



Aspirador vertical



Não é propriamente fácil limpar as escadas com um aspirador de 5 kg! Como complemento do seu aspirador tradicional, opte por um aspirador vertical. Compacto e maneável, o aspirador vertical passa por todo o lado. Acabou-se o pó por baixo dos móveis!

Sem fios, ele segue-o para todo o lado para aspirar sem ter de se baixar! Além disso, alguns possuem um tubo telescópico para se adaptarem à sua altura e facilitar-lhe a limpeza.

Se deseja utilizar um aspirador vertical como aspirador principal, num apartamento pequeno, por exemplo, escolha um com uma autonomia mínima de 50 minutos. Para o recarregar, coloque-o simplesmente na sua base: se for fixa na parede, ainda ganha espaço!

E não é por ser compacto que o aspirador vertical possui uma performance inferior. Existem modelos com 2000 watts de potência, várias velocidades e até com uma escova turbo.