Poupar na electricidade

O sector doméstico é responsável por mais de 28% do total da energia gasta.

Admitindo que cerca de 10% da factura de electricidade destina-se à iluminação, se os consumidores fizessem um esforço para poupar, reduzindo os seus consumos de energia eléctrica para metade, conseguir-se-ia diminuir as emissões de dióxido de carbono em quase 500 000 toneladas.



Controlar o gasto de energia eléctrica

Uma forma de reduzir o consumo de energia eléctrica e poupar na factura da electricidade é aproveitar a iluminação natural:

-as divisões da casa a Sul, Sudeste e Este devem ser destinadas a usos que impliquem permanências longas. As divisões viradas a Norte e Noroeste devem ser reservadas para uma utilização não permanente.

-todas as divisões habitadas devem receber, no mínimo, uma hora diária de luz solar directa.

-para melhorar a qualidade da iluminação interior, prefira cores claras nas paredes, por exemplo, amarelo-claro, verde-claro e branco. Outra forma de poupar energia eléctrica em casa é escolher lâmpadas mais eficientes do ponto de vista energético. A etiqueta de eficiência energética fornece os parâmetros mais importantes para escolher as lâmpadas e permitir a identificação imediata da eficiência e das características das fontes de iluminação.

A instalação de um sensor de movimento, dispositivo inteligente e de fácil utilização, permite poupar energia eléctrica na iluminação. Evita que as lâmpadas permaneçam inutilmente acesas, sobretudo nos corredores e entradas dos prédios.

Riscos associados à energia eléctrica

Além de conselhos para poupar energia eléctrica na iluminação, indicamos-lhe alguns cuidados a ter para reduzir o risco de choque eléctrico: não utilize electrodomésticos quando se estiver descalço;

-passe a ferro com calçado isolante, por exemplo, sapatos com sola de borracha;

-nunca lave com água os electrodomésticos, sem primeiro desligar a respectiva ficha da tomada;

-não utilize nenhum electrodoméstico quando tiver as mãos húmidas;

-em casa, não devem existir fios eléctricos soltos ou sem protecção.