Eletrodomésticos para combater as alergias

Sabia que um em cada cinco portugueses sofre de alergias?

Segundo o estudo da Intercampus, sobre as perturbações respiratórias, a rinite alérgica e a asma são as alergias mais frequentes entre os portugueses.

Os sintomas de alergias agravam-se sobretudo na primavera (66,8%), uma vez que, depois de um inverno chuvoso, que favorece a polinização das plantas e árvores, a concentração de pólens no ar torna-se mais elevada. À noite, perto dos animais, no outono, quando se faz exercício físico ou em locais com pó, é também normal um agravamento dos sintomas.

Alguns eletrodomésticos ajudam a combater as alergias, veja quais

Aspirador Lecologico AS890

O aspirador Lecologico AS890 da Polti pensa na saúde. Amigo do ambiente e inimigo do pó, o Lecologico guarda no seu interior o EcoActive-Filter, um filtro especial de água que elimina as poeirentas bolsas de papel, os ácaros, pólen e pó, sem deixar que voltem ao ambiente. O Lecologico da Polti usa a força purificadora da água para eliminar o pó. O especial redemoinho de água gerado pelo EcoActive-Filter recolhe e retém a sujidade, impedindo que volte a circular no ambiente. Também aspira líquidos. O Lecologico oferece uma potência constante, permitindo assim poupar energia. Preço recomendado: 249 euros.

Máquina de lavar e secar a roupa IWT 1466.OW da Küppersbusch

Concebida para garantir a opção mais indicada para o cuidado da roupa, a máquina de lavar e secar IWT 1466.0W também se preocupa em proteger a pele. Integra o sistema Fuzzy Logic que, ao gerir de forma inteligente todo o ciclo de lavagem, remove qualquer excesso de detergente que se deposite na roupa e que possa ser prejudicial a peles sensíveis ou com problemas dermatológicos. Este modelo de eficiência de lavagem A permite o ajuste das velocidades de centrifugação para um menor desgaste das peças mais delicadas, possibilita a passagem automática do programa de lavagem para o de secagem e, por ser de integração total, assume o design de qualquer estilo de cozinha. Preço sob consulta.

Máquina de lavar e secar a roupa LSI 1400 E da Teka

O modelo LSI4 1400 E é considerado pela marca como um exemplo de fiabilidade quando se trata de cuidar da roupa. Para minimizar o excesso de detergente, que é especialmente nocivo para peles sensíveis ou com alergia, este modelo integra o sistema de reconhecimento de espuma e a função especial Aqua +, que fazem um enxaguamento extra ou acrescentam cinco litros de água ao ciclo de lavagem, respetivamente. Adicionalmente, a máquina de lavar a roupa da Teka apresenta também outras prestações, tais como a tripla classificação A em energia, lavagem e centrifugação, lava até oito quilogramas e seca até cinco quilogramas e tem sistema de secagem por condensação com controlo de humidade, que garante delicadeza no tratamento da roupa e uma secagem eficaz. Preço recomendado: 1.228 euros.

Máquina de lavar a roupa Aqualtis da Hotpoint

Disponível em branco, a máquina de lavar a roupa Aqualtis da Hotpoint é ideal para a lavagem de roupa no início da primavera, pois elimina todas as bactérias com o seu programa de vapor Com capacidade para nove quilogramas, este modelo permite eliminar 99,99 por cento das bactérias presentes na roupa. Através de uma resistência de titânio, a Aqualtis cria moléculas de vapor que são injetadas diretamente no tambor, penetrando e relaxando as fibras da forma mais delicada possível. Sempre que se precisar apenas de refrescar as roupas, acrescentar um toque do perfume preferido ou higienizá-las, o programa Refresh Vapor e a opção Higiene Vapor oferecem a solução mais apropriada. A Aqualtis é também mais silenciosa graças ao seu motor Super Silent. Com a função Delay Timer, é possível, a qualquer hora do dia, retardar o início da lavagem, mesmo que não se esteja em casa, até 24 horas a partir do momento em que a máquina é programada. Preço recomendado: a partir de 649 euros.

Ar condicionado Série Y da Samsung

O novo sistema de purificação do ar condicionado Samsung elimina substâncias nocivas que pairam no ar, como bactérias, vírus e fungos. O S-Plasma Ion é um dispositivo de purificação de ar que neutraliza os contaminantes biológicos e substâncias que não foram retidas no processo de filtragem, transformando-os em vapor de água. O sistema gera hidrogénio activo e iões de oxigénio, formando radicais de Hidroperóxido (HOO-). Estes reagem com os vírus e transformam-nos em vapor de água inofensivo (H2O). Por outro lado, o hidrogénio ativo (H) combina-se com os radicais livres (OH-Radical), transformando-os também em vapor de água. Entre os modelos Samsung que contam com esta tecnologia estão os da Série Y (em sistema individual e free joint multi). Estes modelos combinam o design com a eficiência energética de topo, poupando 70 por cento de energia com a tecnologia de Dupla Poupança. Quando o equipamento está a funcionar, a tecnologia Inverter de controlo otimizado mantém a temperatura ideal, sem ligar e desligar o compressor, reduzindo os níveis de consumo. Quando o equipamento está desligado (em stand-by), a placa eletrónica apresenta consumos extremamente baixos, permitindo aos consumidores poupar 87 por cento mais energia. A Série Y inclui ainda um sistema de Dupla Purificação para maior conforto e melhoria da qualidade do ar interior. Em primeiro lugar, o filtro Full HD 90, um filtro de alta densidade com prevenção de alergias, permite uma filtragem melhorada ao remover até 90 por cento das partículas de poeira microscópicas, purificando deste modo o ar. De seguida, o sistema S-Plasma Ion completa o processo de purificação. Para completar o conforto, a Série Y apresenta a tecnologia 3D para o fluxo de ar, distribuindo uniformemente o ar climatizado pela divisão, proporcionando aos consumidores um ambiente mais fresco num período de tempo mais curto. Preço sob consulta.

Aspirador GL-30 Pro energy hepa parquet da Bosch

O aspirador 30 Pro energy hepa parquet da Bosch é especialmente recomendado para pessoas alérgicas ao pó da casa. A principal inovação deste aspirador é o sistema compressor technology, um motor com nove pás aerodinâmicas em forma de hélice, em que a forma, comprimento e largura foram otimizados, alcançando uma velocidade máxima de 800 quilómetros por hora, com um fluxo de ar até 45 litros por segundo. Assegura assim uma máxima potência de aspiração, durabilidade e um mínimo consumo. O sistema especial de filtragem Air Clean Hepa atinge a eficácia mais elevada através de uma tela muito fina, dobrada de modo a apresentar múltiplas camadas, que filtram até as partículas condensadas e de alcatrão do fumo do tabaco. Graças às três rodas metálicas giratórias, este novo aspirador desliza na perfeição num raio de 10 metros. Pensado para fazer uma limpeza a fundo, o aspirador da Bosch vem acompanhado de um conjunto completo de acessórios, que inclui um acessório combi, integrando bocal para fendas e bocal para estofos, acessório ajustável para soalho (largura 270 mm), acessório para soalhos duros com cerdas suaves (largura 300 mm), saco especial MEGAfilt SuperTEX com fecho higiénico e sacos de substituição BBZ41GPLUS/TYP GPLUS . Preço recomendado: 142,49 euros.

Aspirador Intensium Eco Intelligence da Rowenta

Nesta primavera, para prevenir que os ácaros, os pólens e os pós sejam um problema ainda maior para quem sofre de alergias, a Rowenta propõe um dos seus mais recentes lançamentos na área da aspiração, o aspirador Intensium Eco Intelligence. Com tecnologia Double Cyclonic, este modelo separa 99 por cento das partículas de pó do ar aspirado e mantém o desempenho na sua eliminação. Apenas um por cento de pó passa pelos filtros (espuma, microfiltro e HEPA), que se mantêm limpos por mais tempo, pelo que o ar que é colocado novamente em circulação é bastante puro. Graças ao sistema Clean Express, o depósito de pó é extraível e de fácil esvaziamento, com um simples movimento, sem que o utilizador tenha qualquer contato com o pó. O aspirador vem munido de um completo conjunto de acessórios, destacando-se a Mini Escova Turbo, especialmente indicada limpar pêlos de animais em tapetes e carpetes. Para além de permitir uma limpeza a fundo, o novo aspirador da Rowenta é também um modelo “amigo” do ambiente. Reduz o consumo de energia em 25 por cento, graças a um motor de elevada eficiência e à otimização dos fluxos de ar, assegurando a mesma performance de um aspirador sem saco de 2.100 watts. Para além disso, as embalagens e manuais de instruções são, na sua maioria, fabricados a partir de papéis e cartões reciclados(90% para a embalagem e100% para o manual). Preço recomendado: 200 euros.