Qual é a diferença entre um televisor LED e um televisor LCD?
Ambos utilizam ecrãs LCD – a diferença está na tecnologia utilizada. Os nomes designam as diferentes formas em que a luz é utilizada para gerar a imagem. O termo LED refere-se simplesmente a um dos métodos que os fabricantes utilizam para fornecer luz à parte posterior de um ecrã LCD.
|
Televisor LCD convencional
|
Televisor LCD com tecnologia LED
|
Tipo de ecrã
|
LCD
|
LCD
|
Tecnologia de retroiluminação
|
Tecnologia CCFL
As lâmpadas fluorescentes de cátodo frio espalham uma luz branca na parte posterior do LCD, que é depois colorida para gerar a imagem. |
Tecnologia LED
Os díodos orgânicos emissores de luz (LED) emitem uma luz colorida utilizando menos energia e espaço do que as lâmpadas tradicionais. Quando utilizadas para a retroiluminação de um LCD, podem ser luzes brancas ou podem ser usadas em conjuntos de vermelho, verde e azul (RGB LED). |
Tecnologia dos televisores LED
Oferece-lhe grandes vantagens em termos de elegância e qualidade de imagem. Os televisores LCD apresentam um rápido desenvolvimento para oferecer diferentes trunfos. O guia simples que se encontra abaixo deverá ajudá-lo a compreender os trunfos destas duas tecnologias. Há dois tipos de iluminação de LED – a retroiluminação LED e a Edge LED:
A retroiluminação LED é posicionada atrás do ecrã e cada grupo de luzes pode ser obscurecido de forma dinâmica. Tal ajuda o LCD a proporcionar cores mais profundas, maior contraste e uma gama mais vasta de sombras na parte escura do espetro que é tão importante.
Como funciona?
As luzes LED são colocadas por trás do ecrã. Com obscurecimento dinâmico, são organizadas em grupos e o brilho destes grupos de LEDs é controlado separadamente.
Principal vantagem – Produz tons negros mais ricos e puros e proporciona cores mais realistas para o ecrã LCD.
Resultado – O LCD pode oferecer uma precisão de cor incrível e um contraste melhorado, especialmente para as cores mais escuras.
Edge LED
A Edge LED coloca LEDs brancos à volta das extremidades do ecrã, o que oferece espaço para os ecrãs com uma espessura inferior a 1 cm.
Como funciona?
Os LEDs são colocados em volta das extremidades do televisor e a luz é distribuída uniformemente através do ecrã, utilizando placas orientadoras de luz.
Principal vantagem – Evita a necessidade de luzes por trás do ecrã.
Resultado – Televisor incrivelmente fino, podendo ter apenas 9,9 mm de espessura.
Cortesia: Sony