Opções ecológicas para escolher um esquentador

Ignição por hidrogerador

O princípio de funcionamento é idêntico ao de uma barragem, embora em menor escala. Ou seja, a passagem de água pelo esquentador permite o acionamento de uma turbina que gera energia. Simultaneamente, a utilização de uma placa eletrónica permite controlar a produção de energia elétrica necessária às diferentes fases de funcionamento do aparelho:

1.ª A turbina gira quando há passagem de água pelas suas pás;

2.ª O íman, que está acoplado à turbina, roda induzindo uma tensão elétrica numa bobina;

3.ª A tensão elétrica é retificada e filtrada para servir de alimentação à caixa eletrónica de ignição e controlo do esquentador.

Sistema de condensação

A Vulcano desenvolveu o primeiro esquentador com tecnologia de condensação na Europa: o novo Sensor Green. Esta tecnologia amiga do ambiente aproveita o calor contido nos gases de combustão para efetuar o pré-aquecimento da água, permitindo atingir um elevado nível de rendimento: 101% comparativamente ao rendimento de 86% de um esquentador tradicional.

Compatibilidade solar

Os esquentadores termostáticos são mais ecológicos, uma vez que são compatíveis com instalações solares. Concebidos para funcionar com água pré-aquecida proveniente de um sistema solar térmico, caso esta temperatura seja superior à definida pelo utilizador, o esquentador termostático não entra em funcionamento, aparecendo no display digital o símbolo de funcionamento em modo solar, evitando a utilização excessiva de gás e reduzindo as emissões de dióxido de carbono.

Fonte:www.vulcano.pt