Espaço patrocinado por:

Exaustor, campânula e chaminé, como escolher?

O que devo saber antes de escolher um exaustor ou chaminé? Para que serve um exaustor?



Hoje em dia, um exaustor de cozinha é um componente das cozinhas modernas. Assim, o cheiro incómodo de comida é eliminado logo na origem. Nos exaustores de cozinha, faz-se a distinção entre dois métodos de construção: bocas de retorno e bocas de ventilação. Ambas as variantes são colocadas sobre o fogão, aspiram o fumo dos alimentos e limpam-no da gordura e humidade, através de um filtro. Enquanto as bocas de ventilação devolvem o ar limpo à divisão, as bocas de retorno conduzem o vapor filtrado diretamente para fora, através de uma conduta.

Para além de produzirem um melhor ar, os exaustores de cozinha também impedem ou, pelo menos reduzem, que se forme uma película de gordura nos móveis da cozinha. Normalmente os exaustores de cozinha têm um interruptor para diferentes potências nominais, assim como uma luz integrada para iluminar a superfície onde se cozinha. O exaustor de cozinha é selecionado segundo o tamanho da cozinha.

Os aparelhos mais modernos oferecem um sensor ACS (Advanced Sensor Control) e assim reconhecem automaticamente quando o ar deve ser limpo e desligam-se de novo após a limpeza.





Diferentes dimensões e formatos



Numa cozinha moderna, as placas podem ser colocadas mais ou menos em qualquer sítio. Isto quer dizer que o exaustor tem de existir em vários formatos.

Desde exaustores telescópicos e chaminés de parede a chaminés de ilha, certifique-se que escolhe o modelo ideal para a sua cozinha.





Bocas de ventilação



Muitas vezes, as bocas de ventilação oferecem também um filtro de carvão ativo adicional contra os odores. Na verdade, as bocas de ventilação não são normalmente tão eficazes como as bocas de retorno mas, em compensação, as despesas de custo e instalação são menores.

Além disso, uma boca de ventilação não necessita de uma conduta própria na parede.





Bocas de retorno



Algumas bocas de retorno têm adicionalmente uma função de ventilação, pois as bocas de retorno em determinadas condições não devem ser ativadas: se um aparelho adicional estiver ligado à conduta/chaminé da campânula de extração, por exemplo um aparelho de aquecimento localizado na mesma divisão enquanto o outro aparelho estiver a funcionar, a campânula de extração só deve ser utilizada para a ventilação





Dicas



O rendimento do ventilador e o filtro são fatores importantes na compra. Também se deve ter em atenção o volume do ruído de funcionamento.

O rendimento do ventilador é indicado em metros cúbicos por hora (m³/h). Por princípio, o desempenho deve perfazer 6 – 8 do volume da cozinha.





Filtro



Em relação aos filtros, distingue-se entre variantes relativamente simples com material de filtro substituível de velo e filtros de metal de várias camadas, muito eficazes.

Os filtros devem ser limpos regularmente, pois a gordura acumulada lá dentro reduz o desempenho e, em casos extremos, pode ser perigosa ao provocar um incêndio. Os filtros de metal podem ser limpos na máquina de lavar louça. Os filtros de carvão ativo também devem ser substituídos regularmente





Funcionamento das chaminés



As chaminés podem operar de duas formas distintas: por aspiração ou por recirculação, onde não é possível efetuar a saída dos vapores para o exterior, utilizando neste caso os filtros de carvão ativo, de fácil colocação e substituição.

Com uma manutenção destes filtros cuidada, o resultado será sempre optimizado.



Cortesia Glem Gas





Substituir ou remodelar?



Vai substituir um exaustor antigo ou vai comprar um para uma cozinha nova? Apesar de não se pensar muito neles, a maioria dos exaustores são bastantes visíveis na cozinha, por isso certifique-se que compra um que alinha na perfeição com o resto da cozinha.





Recirculação de ar



Sem dúvida que o melhor tipo de exaustor é um modelo simples que remove completamente todos os odores da divisão. No entanto, devido ao espaço ou restrições na instalação, poderá ter que optar por um exaustor com possibilidade de recirculação de ar.

Através da colocação de filtros de carvão ativo, fumos e cheiros são filtrados, devolvendo o ar limpo à sua cozinha.





Dimensão adequada



Tem um fogão ou uma placa de grandes dimensões, com 6 queimadores, com vários tachos a borbulhar? Ou utiliza apenas dois focos elétricos? Quanto maior a placa, mais o exaustor tem que trabalhar; por isso certifique-se de escolhe um exaustor com a dimensão adequada para a sua cozinha.





Funcionamento silencioso



As cozinhas não são conhecidas por serem a divisão mais calma da casa. E a última coisa que precisa é de um exaustor barulhento. Por isso, escolha um aparelho com um baixo nível de ruído