Máquina de limpeza a vapor, como escolher?

O que devo saber antes de comprar uma máquina de limpeza a vapor



A água é o melhor filtro para capturar o pó, ácaros e pólens, de modo a purificar o ar que respiramos. A água também se pode transformar em vapor para se tornar num instrumento mais eficaz e ecológico para dissolver a sujidade, desengordurar, destruir ácaros e alergéneos e higienizar as superfícies.



Máquinas e pistolas de limpeza a vapor



Máquinas e pistolas:

As máquinas e as pistolas possuem um reservatório com uma resistência elétrica, que aquece a água a uma temperatura entre 100 e 120ºC, transformando-a em vapor. Ao carregar num botão, este é disparado a alta velocidade, desintegrando as partículas de gordura e sujidade. A vantagem do vapor é dispensar o uso de detergentes e produtos químicos, pelo que, à partida, o sistema é mais ecológico. Mas o consumo elétrico, por vezes, torna-se elevado .

As máquinas pesam cerca de 12 kgs e trazem muitos acessórios. Podem ser usadas para engomar a roupa e aspirar. Além disso, trazem, por exemplo, escova para o chão e dispositivo destinado a limpar vidros. Algumas dispõem ainda de escovas para soalhos e ranhuras difíceis.

As pistolas, entre 1 e 2 kgs, têm menos funções, mas possuem acessórios que as tornam multifacetadas, como escovas para vidros e tecidos.



Eficiência e vantagens:



Tanto na função de aspirador, como de ferro de engomar, as máquinas conseguem bons resultados. Já não se adequam, no entanto, à limpeza de tapetes: a limpeza a vapor não recorre a detergentes nem à acção mecânica. As máquinas são ainda eficientes em superfícies muito gordurosas, como junto ao fogão.

Os vidros e as janelas estão também ao alcance das máquinas, que precisam apenas de três passagens de vapor para limpá-los. As pistolas, para atingirem o mesmo nível, exigem mais passagens.

Nos tecidos, o sucesso é alcançado se as nódoas forem diretamente vaporizadas