Energia solar, como escolher?
O que devo saber sobre energia solar?

O que é a energia solar?



A energia solar é a energia proveniente do sol, que se produz através de reações nucleares, se propaga através do espaço interplanetário, atingindo finalmente a superfície da Terra.

O total de energia solar que chega à superfície da Terra num ano é superior 10.000 vezes ao consumo total de energia de toda a humanidade.


Como funciona um sistema solar térmico?



Um painel solar térmico transforma a luz solar em calor aproveitável. Este calor é absorvido pelo líquido solar que se encontra dentro do painel e é transportado com ajuda de uma bomba através de tubos devidamente isolados até um depósito onde se acumula a água quente.

O material de isolamento impede que a água arrefeça, sendo possível dispor de água quente em períodos onde não há sol.



Os painéis solares podem ser instalados em qualquer tipo de habitação e de telhado?



Sim. Os sistemas solares térmicos podem ser instalados em qualquer tipo de habitação: moradias individuais ou edifícios de apartamentos.

O tipo de telhado não constitui qualquer problema, uma vez que os painéis têm uma gama de estruturas próprias para a instalação em diferentes tipos de telhados, planos ou inclinados, podendo mesmo ser integrados no próprio telhado. A única limitação para a sua instalação é o telhado estar orientado a sul e sem sombras.



Qual a diferença entre a energia solar térmica e a fotovoltaica?



A energia solar térmica é a que aproveita a energia do sol para aquecer água. Esta pode ser utilizada em qualquer habitação, podendo também servir de apoio para aquecimento de piscinas.

Por outro lado, a fotovoltaica permite transformar a energia solar em eletricidade. Esta energia pode ser consumida diretamente no local onde é produzida ou injectá-la na rede nacional de energia elétrica.



Qual a poupança utilizando a energia solar?



Um sistema solar térmico deve ser instalado por um profissional credenciado e necessita de ser corretamente dimensionado tendo em conta o local da habitação, a sua área geográfica, o número de pessoas que habita na casa e as necessidades diárias de água quente sanitária.

Um sistema solar térmico é uma forma eficaz de reduzir significativamente a fatura do gás.

Um sistema corretamente dimensionado permite poupar entre 50 a 70% da energia que se gasta habitualmente para aquecer a água em casa.



Sistema de termossifão versus sistema forçado ?



Numa habitação em que se pretende um sistema solar térmico para o aquecimento de água, pode ser instalado um sistema de termossifão ou um sistema forçado.

O sistema de termossifão é um equipamento que inclui um ou dois painéis solares e um depósito de água. Este sistema tem todos os elementos necessários para transformar a energia solar em água quente. A facilidade na sua instalação torna-o uma solução fácil para o aquecimento de água aproveitando a energia do sol. Este sistema é mais indicado para regiões de clima temperado.

Um sistema forçado é composto por diferentes elementos para além dos painéis solares. É necessário um depósito para acumulação da água quente, um grupo de bombagem e uma central de controlo. Este sistema requere uma instalação mais complexa, integrando-se de forma estética em qualquer edifício.



Cortesia Junkers