Microondas, como escolher?

O que deve saber antes de comprar um microondas?
O que são microondas?

São aparelhos que funcionam com ondas eletromagnéticas de alta freqüência, não ionizantes. Não são fontes de calor, mas de energia. No forno microondas a energia elétrica é convertida em microondas através de uma peça chamada magnetron. Estas ondas são refletidas pelos metais, da mesma forma como a luz é refletida nos espelhos. Daí que não devam ser usados utensílios metálicos.

Desta forma, as ondas são absorvidas pelos alimentos e é esta absorção das ondas que aquece o alimento.

Microondas monofunção, o seu aliado no dia-a-dia

Apreciado pela sua simplicidade, o forno microondas permite-lhe descongelar, cozer ou aquecer rapidamente todos os tipos de alimentos. A sua capacidade varia entre 13 e 35 litros, pelo que existe um microondas adaptado a todas as situações. As pessoas solteiras ou os casais que utilizam pouco não necessitam de um microondas muito grande. Basta uma capacidade de 18 a 24 litros.

Contudo, se a sua família é composta por mais de 4 pessoas, opte por um microondas com capacidade de 25 a 35 litros para poder colocar facilmente pratos grandes.

Verifique se o seu prato, caso seja rotativo, pode ser bloqueado. Até os pratos quadrados cabem facilmente!

Denominado monofunção para se distinguir dos modelos multifunções, este tipo de microondas também é muito eficiente. Dotado geralmente de uma potência de 800 a 1,000 Watts, é ideal para ser utilizado de vez em quando. Quanto mais pequeno for, menos potência é necessária para o microondas aquecer ou descongelar um alimento.

A maioria dos microondas de entrada de gama permite uma regulação manual do tempo de cozedura, da função e da potência. É extremamente simples, mas se deseja uma maior precisão, opte pela programação eletrónica e o microondas encarrega-se de tudo.

Se tem pouco espaço na cozinha, escolha um forno microondas com uma capacidade inferior a 17 litros sem reduzir o tamanho do prato rotativo (28 cm). Uma cavidade redonda otimiza o espaço interior e facilita a limpeza.

Para ganhar ainda mais espaço, pode encastrar o seu microondas ou suspendê-lo por baixo de um móvel alto. Nesse caso, precisará de um kit de encastrar ou de um suporte de suspensão, que por vezes vem incluído no seu forno, mas nem sempre.

Microondas multifunções para uma alimentação variada

Além de aquecer e descongelar, também pode grelhar, assar ou cozer a vapor com um microondas multifunções.

Ganhe ainda mais tempo com os modos de descongelação rápida, cozedura automática e outras funções rápidas. Selecione o tipo de alimento, o seu peso e deixe o forno tratar do resto: é extremamente fácil!

Prático para as cozinhas pequenas, o microondas multifunções pode substituir um forno. Alguns modelos possuem uma capacidade de mais de 40 litros, ideal para as refeições em família. Também se adapta às pessoas solteiras oferecendo uma capacidade de 13 a 20 litros.

A capacidade não deve ser o único critério a ter em conta. Pense também no biberão do seu bebé, que deve caber em altura, e no diâmetro do prato rotativo, mais importante que a capacidade do seu microondas. Até existem microondas com dois níveis de cozedura, tornando-os compactos e espaçosos ao mesmo tempo!

Capacidade

Usualmente a capacidade de um microondas varie entre os 13 e os 35 litros. Dependendo sempre do tipo de utilização que lhe pretende dar, deve escolher um maior ou de menor dimensão. Para um casal apenas, é recomendado um microondas de entre 13 e 35 litros para poder colocar pratos de maior dimensão.

Botões e programas úteis

Temporizador digital, proteção para crianças, botão de arranque separado e paragem do prato giratório são funções a privilegiar num microondas. Os microondas automáticos permitem, por exemplo, calcular o tempo para descongelar ou aquecer, em função do tipo de alimentos e peso

Níveis de potência

Um microondas deve ter pelo menos três níveis de potência. A potência a 100% é a usualmente utilizada para aquecer os alimentos de maior dimensão, ou mais rapidamente; mas, por exemplo, para descongelar ou para aquecer alimentos de pequena dimensão apenas deve ser utilizada 30% de potência; deve ter também uma potência intermédia para aquecer os alimentos de tamanho médio.

Devemos ter cuidado para não confundir a potência do microondas com potência do grill. Uma grande variedade dos aparelhos possuem a opção grill, opção ideal para gratinar e assar. Nestes aparelhos existem dois dados a ter em conta: a potência do microondas (que pode variar entre os 650 a 90 0watts dependendo do tamanho) e a potência de grill (que pode variar entre os 800 a 1200 watts). O grill dos microondas poderá também ter várias caraterísticas interessantes, como o ser abatível (facilidade de limpeza), ser incasdescente ou em quartzo (mais rápido a atingir a temperatura).

Local onde vai ser colocado

Um microondas que não seja de encastrar (ou de livre instalação) é o usualmente eleito na compra, pois pode ser colocado e recolocado em qualquer local da cozinha. Porém, os microondas de encastrar são mais caros, mas mais estéticos, pois enquadram-se no layout da cozinha. Os microondas de encastrar também têm a vantagem de serem usualmente mais potentes e existe a possibilidade de acumularem duas funções: forno de cozinha e microondas, evitando assim a compra de dois eletrodomésticos.


Dicas

Exaustor/chaminé de parede ou em ilha?

Os exaustores/chaminés de parede são instalados nos locais onde não existem armários, por cima do fogão ou placa de cozinha. As tubagens ficam diretamente ligadas ao exterior, o que facilita a ventilação do espaço. Este tipo de exaustor é uma boa opção para cozinhas com grandes áreas. Para quem tem o fogão ou a placa de cozinha no meio da cozinha, o exaustor/chaminé em ilha é a opção mais apropriada.
Este tipo de exaustor é montado no teto, por cima da placa e forno de cozinha e expele os fumos e os vapores para o exterior através de uma saída pelo teto.

Encontrar a correcta potência de exaustão

A potência de exaustão define a performance de um exaustor. Identifica a frequência com que o exaustor filtra todo o ar da cozinha por hora. Dependendo da intensidade da utilização, seis a doze renovações de ar são ideais.
A potência de exaustão é dada em metros cúbicos por hora (m³/h). Para encontrar os metros cúbicos da sua cozinha, multiplique o comprimento pela largura e pela altura.

Comprimentos x largura x altura = volume da àrea em m³
Agora multiplique esse valor por um número entre 6 e 12. Isto dá-lhe a potência de exaustão em m3 por hora para a sua cozinha.

Volume da área em m³ x 6 a 12 = potência de exaustão em m³/h Uma vez que a potência de exaustão é afectada por vários factores, como ar que circula pelas janelas, recomendamos que siga o valor mais elevado. Exemplo de cálculo: A sua cozinha tem 5 m x 5 m x 2.4 m. Isto dá-lhe um volume da área de 60 m³.

Multiplique este valor pelo número necessário de renovações de ar por hora (6 a 12). Neste caso vamos usar 12. Isto dá-nos uma capacidade de extracção de 900 m³. O exaustor certo para si deverá ter uma potência de exaustão com este mínimo.

Cortesia Siemens

Porque é que se recomenda substituir ou lavar os filtros dos exaustores e chaminés?

A função dos filtros num exaustor é reter a gordura, evitando que esta passe para o interior do aparelho.

Por isto, se os filtros antigordura já forem metálicos ou de outros materiais saturam-se de gordura e há que lavá-los ou substituí-los, principalmente por dois motivos: cheios de gordura representam um possível perigo pois podem incendiar-se e porque podem interferir no funcionamento eficiente da campânula, diminuindo a capacidade de extração da mesma. Nos modelos mais recentes e graças à eletrónica incorporada, um indicador de saturação de filtros alerta o utilizador no momento em que estes precisam ser lavados, facilitando assim a utilização.

Cortesia Bosch

Que diferença existe entre nível sonoro e potência sonora de uma chaminé ou exaustor?

Todas os aparelhos de extração (chaminés, exaustores e extratores) têm indicada na sua ficha técnica a sua potência sonora e o seu nível sonoro (também chamado pressão sonora). A potência sonora reflete o som real emitido e, deste modo, as comparações entre diferentes aparelhos é a mais fiável. O nível sonoro não é um dado comparável já que dependerá da habitação onde está instalado o aparelho e como está instalado em termos de distância dos recetores de som. Tanto as medidas de capacidade de extração como as de som avaliam-se com a campânula em funcionamento na sua máxima potência.

Cortesia Bosch

Qual é a distância miníma que deve existir entre a bancada e a campânula?

Como regra geral a distância miníma que se deve respeitar, por motivos de segurança, entre a bancada e a campânula é de 65 cm sobre placas de gás e 55 cm sobre placas vitrocerâmicas ou de indução. Em alguns casos concretos, algumas campânulas extraplanas permitem-nos colocá-las até uma distância de 45 cm.

Esta distância miníma calcula-se para que a temperatura que se pode alcançar em diferentes componentes da campânula, durante a utilização da mesma enquanto cozinhamos, não ultrapasse os valores indicados pelas normas de segurança dos eletrodomésticos.

Cortesia Balay

De que é que depende a capacidade de extração de um exaustor?

A capacidade de extração de um exaustor depende não só do motor em si mas também de um bom sistema de extração de fumos e uma correcta ventilação. Deste modo, um motor com elevada capacidade de extração diminuirá esta capacidade se a instalação de extração for muito prolongada ou se existirem curvas na mesma.

Para conseguir uma maior eficiência, uma campânula extratora deverá ter em conta os seguintes fctores no momento de conceber o sistema de extração de ar:

• Utilizar tubos do maior diâmetro possível;

• Selecionar tubos de interior liso e não enrrugado;

• Evitar curvas ou mudanças bruscas de direção;

• Sempre é melhor uma curva de 45º do que uma de 90º e é preferível uma de secção circular em vez de quadrada;

• Quanto mais curto for o trajeto melhor.

Cortesia Bosch